terça-feira, 15 de abril de 2014

STF aprova aposentadoria especial no serviço público


STF aprova aposentadoria especial no serviço público

O Supremo Tribunal Federal (STF) aprovou na quarta-feira (9) entendimento que permite a aposentadoria especial de servidor público. A norma segue vigente até que seja editada uma lei complementar pelo Congresso Nacional.  Na decisão, os servidores devem seguir as normas vigentes para os trabalhadores sujeitos ao Regime Geral de Previdência Social (INSS).

Contudo, a regra só vale para os servidores que são expostos a condições prejudiciais à saúde ou à integridade física dos servidores. Ainda segundo a norma, o direito à aposentadoria especial deve ser pleiteado na Justiça. 

A proposta foi encaminhada pelo ministro Gilmar Mendes. Ela visa solucionar a enorme quantidade de processos sobre o mesmo tema. Nos últimos anos, a solicitação de aposentadoria especial tem tido decisões favoráveis aos servidores.  Segundo o ministro Teori Zavascki, nos últimos oito anos, foram feitos 4.892 pedidos de aposentadoria especial.

Congresso

Há projetos de lei complementar tratando da aposentadoria especial para o servidor público, mas ainda está em trâmite no Congresso e sem previsão de ser apreciada e votada na Câmara dos Deputados e no Senado Federal.
Autor: Editado por Manoel Ramires

Nenhum comentário:

Postar um comentário