sábado, 8 de junho de 2013

ATIVIDADES DO PRESIDENTE DO SINSEMUG; LUCIANO FLORÊNCIO, NO DIA 29 DE MAIO DE 2013

NOTA Nº 57 -  DO SINSEMUG/REGIONAL.

Dia 29/05/13



O Presidente do SINSEMUG; Luciano Florêncio, no ultimo dia 29 de maio participou em João Pessoa Estado da Paraíba da Inauguração da Sede da Federação dos Servidores Públicos no Estado da Paraíba.   Veja matéria abaixo:  

FETASP-PB INAUGURA “CASA DO SERVIDOR”


Em solenidade que contou com as presenças de dezenas de lideranças do movimento sindical de servidores públicos, nacionais e regionais, a diretoria da Federação dos Trabalhadores em Serviços Públicos no Estado da Paraíba - FETASP-PB inaugurou, dia 29 de maio último, a “Casa do Servidor”, espaço onde passa a funcionar a nova sede da Federação. Os dirigentes sindicais foram unânimes em afirmar que a reestruturação da FETASP representará o fortalecimento da organização sindical dos servidores não só no Estado, mas em toda a região nordeste.

“A inauguração desta nova sede representa, acima de tudo, o resgate de um sonho de muitos, cujas aspirações transformadoras atingiram resultados que se espalharam em ações unitárias bem sucedidas. Esta inauguração aumenta sua importância na medida em que nos convencemos do fortalecimento da organização sindical como alternativa de sua representatividade na busca da democratização do poder social”, destacou Fernando Antonio Borges de Souza, presidente da Federação.
Segundo ele, a inauguração resgata uma história que teve início há 56 anos. Ele lembrou o tempo de quase inatividade da Federação por conta do processo da ditadura, em analogia a outras entidades sindicais, como a CSPB - Confederação dos Servidores Públicos do Brasil. “Nesse período, além das perseguições, ocorreu o fenômeno da estagnação do movimento sindical no Brasil”. Só em 1983, relembra Fernando Borges, ainda como Federação das Associações dos Servidores Públicos do Estado da Paraíba - FASPEP, a Federação se reorganizou, através das entidades então existentes, todas elas associativas e que teve o servidor aposentado, Mario Araújo, como seu primeiro presidente.

A filiação à CSPB aconteceu em 1984 e a entidade passou a atuar fortemente na defesa dos servidores públicos da Paraíba, foi, então, a partir de 1987, quando ocorreu a primeira reforma na FASPEP, a qual reunia 29 associações, que se deu origem à FETASP. “ Sob administração de Irlânio Ribeiro Pereira, à época, conseguimos transformar a entidade de associações em entidade de Trabalhadores em Serviços Públicos, mesmo perdurando sua estrutura de entidade híbrida, pois não existia ainda o direito de sindicalização conquistado somente com a Constituição Federal de 1988”, nesse período à FETASP cresceu e organizou movimento de rua com paralização em todo estado da Paraíba. Somente, em 1993, quando o atual presidente, também ocupava a presidência no passado, em ato festivo, se comemorou a transformação da Federação híbrida, que congregava associações e sindicatos, em entidade de segundo grau puramente sindical, recorda.


Novo marco - Após 20 anos, a sede sai de Jaguaribe para fazer parte do centro urbano de João Pessoa, na Rua Eurípedes Tavares, vizinha ao Ministério Público Federal do Trabalho. Mais que uma mudança de endereço será um novo marco na retomada da Federação como entidade atuante e propulsora de lutas na defesa dos servidores e dos serviços públicos. “Nesse novo marco vamos fazer por onde todas as ações de ordem política sejam discutidas de forma pluripartidária. A FETASP vai se pautar de maneira intransigente quando não encontrar a receptividade dos governantes para com os objetivos da categoria”, afirma o presidente da Federação.
Fernando Borges destacou as prioridades da gestão. Primeiro, recuperar a imagem agregada a respeitabilidade e a estrutura da organização sindical; segundo, usar todos os mecanismos e meios que serão disponibilizados como forma de orientações às entidades quanto à ação política para garantir a governabilidade. “A partir desses dois pontos, que servirão de esteio para essa organização sindical, vamos fazer a própria Federação se transformar como orientador de ações sociais, para consolidar o feedback junto à sociedade. Vamos desenvolver ações sociais efetivas para consolidar essa proximidade com a prática do estado democrático de direito social. É lá que precisamos fazer nossa parte. Somos, sem sombra de dúvida, uma alternativa de poder social, que ainda não exercemos”, afirma.
A meta da Federação é criar cinco superintendências de forma a ampliar o poder de negociar pautas de reivindicações próprias e regionalizadas, de acordo com as peculiaridades e necessidades de cada região. Trata-se de uma novidade no país. A primeira delas vai atender a região do brejo, tendo como cidade pólo o município de Guarabira. Os sindicatos filiados à FETASP representam 30 (13%) dos 223 municípios do Estado e em quase todos eles já está implantado o processo de negociação coletiva. O objetivo é ampliar a base de representação e fortalecer os sindicatos.

Durante a solenidade, foram descerradas a placa da nova sede, na qual se ressalta como objetivo “o fortalecimento da representação sindical com autonomia, independência e alcance social”; uma placa que contempla as entidades que reorganizaram a nova fase da Federação – 19 sindicatos filiados e dois fraternais; e uma terceira em homenagem à ex-presidente da Federação Maria José da Silva Mendes, que dá nome ao auditório e sala de reuniões. “O que Maria José mais gostava era de ser chamada de guerreira e aqui vamos debater nossos problemas e tomaremos nossas decisões sob sua presença”, disse Fernando Borges.

Homenagem - “Dar o nome de Maria José a esta sala traduz muito mais que uma homenagem. Aqui, os dirigentes vão definir estratégias, traçar seus destinos. Fica o compromisso da FETASP de não se afastar dos seus princípios morais, éticos e sindicais. Trata-se de um compromisso de luta e nossa saudosa Mazé, que jamais renunciaria a esses princípios, será a grande vigilante”, ressaltou o presidente da CSPB, João Domingos Gomes dos Santos. Dos 19 sindicatos filiados e dois fraternais, sete (30%) são presididos por mulheres.
Também compareceram ao evento os dirigentes da CSPB e de federações filiadas Aldo Liberato, Martim dos Santos e Hermes Cavalcanti (FESEMPRE-MG); José Osmir Bertazzoni e Damázio Morais de Sena (FUPESP-SP); Amaro Vasconcelos e Luciano Florêncio (FESIAPE-PE); Antonio Augusto Ferreira Gomes (FESERV-CE); Aníbal Lins (FESEP-MA); Rudney Vera de Carvalho e João José Machado (FESERP-MS); João Paulo Ribeiro (FASUBRA); e Marcos Kersting (FENASEMPE-RS). Estiveram presentes, ainda, dirigentes das centrais CUT, CTB, CSB, UGT e Nova Central e presidentes e diretores dos sindicatos filiados e fraternais.

A sede da FETASP-PB conta com salas para a presidência, departamento jurídico, diretoria financeira, secretaria-geral, comunicação, diretoria em trânsito, recepção e copa. Em breve, será inaugurado o alojamento para acomodar até 12 pessoas, que estará disponível para dirigentes sindicais de outros municípios que precisem se hospedar em João Pessoa, para resolver questões de suas entidades e também assuntos pessoais e de familiares, como a busca de tratamento de saúde e emissão de documentos. E que contarão com orientações e meios para suas necessidades

Nenhum comentário:

Postar um comentário